Projeto

Geral

Perfil

Atividade #47060

Identificar quais cursos ainda não tem todos os seus laboratórios construídos, avaliar os motivos pelos quais os laboratórios não funcionam ou funcionam precariamente para tomar as devidas providências visando a agilidade para o funcionamento do efetivo

Adicionado por lais.melo aproximadamente 2 anos atrás. Atualizado mais de 1 ano atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Normal
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
06/08/2018
Data prevista:
20/12/2019
% Terminado:

100%

Campus:
ACARAÚ
Responsável pela atividade:
Gestão geral e equipe administrativa, PROAP, coordenações de cursos e outros setores, se necessário
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI126

Descrição

Consultar os professores responsáveis e os coordenadores de curso.
Incentivar os professores a submeterem projetos de pesquisa que possam trazer recursos aos laboratórios.
Incentivar o estabelecimento de parcerias com o setor privado.
O laboratório de cozinha do curso de Restaurante e Bar funciona em espaço compartilhado com o setor da merenda escolar que passará por adequações, pois a atual estrutura inviabiliza o bom andamento das aulas práticas.


Arquivos

Histórico

#1

Atualizado por lais.meloquase 2 anos

  • Responsável pela atividade ajustado para Gestão geral e equipe administrativa, PROAP, coordenações de cursos e outros setores, se necessário
  • Data prevista alterado de 22/12/2018 para 20/12/2019
  • Descrição atualizado(a) (diff)
  • Título alterado de Identificar quais cursos ainda não tem todos os seus laboratórios construídos, avaliar os motivos pelos quais os laboratórios não funcionam ou funcionam precariamente para tomar as devidas providências visando a agilidade para o funcionamento do efetivo d para Identificar quais cursos ainda não tem todos os seus laboratórios construídos, avaliar os motivos pelos quais os laboratórios não funcionam ou funcionam precariamente para tomar as devidas providências visando a agilidade para o funcionamento do efetivo
#3

Atualizado por maria.sousamais de 1 ano

  • Atribuído para ajustado para maria.sousa
#4

Atualizado por maria.sousamais de 1 ano

lais.melo escreveu:

Consultar os professores responsáveis e os coordenadores de curso.
Incentivar os professores a submeterem projetos de pesquisa que possam trazer recursos aos laboratórios.
Incentivar o estabelecimento de parcerias com o setor privado.
O laboratório de cozinha do curso de Restaurante e Bar funciona em espaço compartilhado com o setor da merenda escolar que passará por adequações, pois a atual estrutura inviabiliza o bom andamento das aulas práticas.

Foi possível identificar nos cursos técnicos do IFCE Campus de Acaraú a demanda de cada curso quanto a situação dos laboratórios.
O Curso Técnico de Restaurante e Bar conta com 2 laboratórios específicos do curso(sal e bar e laboratório de cozinha). O primeiro construído a partir de espaços que foram desocupados pela gestão, está funcionando e atendendo as necessidades do curso. O laboratório de cozinha que também é utilizado nas disciplinas da área de alimentos no curso técnico de Restaurante e Bar, após varias mudanças de espaço, encontra-se funcionando dentro do setor da merenda escolar do Campus. O espaço não comporta a logística de equipamentos do curso, ficando parte destes equipamentos sem poderem ser utilizados pelos docentes nas aulas práticas. O laboratório não conta com espaço adequado para acomodar o botijão de gás que fica dentro do laboratório. O espaço geral do laboratório de cozinha é insuficiente para a demanda de alunos dos cursos, diminuindo o espaço de circulação e aumentando os riscos de acidente. A coordenação do curso tem tentado junto à gestão resolver o problema, pois este decorre a bastante tempo, sendo apontado inclusive na Resolução nº 63 do CONSUP de 14 de dezembro de 2015 no momento que as condições para implantação do curso técnico de eventos estava sendo avaliada, entretanto o problema continua e de acordo com a gestão não há previsão para solucionar pois não há orçamento para atender esta demanda.

Resposta da pesca
A Coordenação do Curso Técnico Subsequente em Pesca informa que ainda não tem todos os laboratórios construídos e os que estão em funcionamento necessitam de adaptação e/ou reforma, a saber:
Laboratório de Navegação - (Construído, necessitando de adaptação e/ou reforma).
Laboratório de Tecnologia do Pescado - (Construído, necessitando de adaptação e/ou reforma).
Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue) - (Construído, necessitando de adaptação e/ou reforma).
Laboratório de Artesanato com Sucata Marinha e recicláveis (IFCe’Arte) - (Construído, necessitando de adaptação e/ou reforma).
Laboratório de Simulador de Manobras de Embarcação e Pesca / Laboratório (Construído, necessitando de adaptação e/ou reforma).
Laboratório de Tecnologia Pesqueira e Marinharia - (Necessidade de construção, será aberto um processo).
Projeto de adaptação de uma embarcação de pesca em laboratório didático em terra (A embarcação se encontra no Campus e necessita de adaptação e/ou reforma)

Resposta de Eventos:
A coordenação do Curso Técnico em Eventos informa que alguns laboratórios com o de Cozinha e o de Sala Bar, são os mesmos para o curso de Restaurante e Bar. Esses estão construídos e precisando de adequações.
O miniauditório está construído, o local será reaproveitado de outro setor, contudo ainda não foram retirados os materiais para que as adequações necessárias sejam realizadas.

Construção Naval

Quanto aos laboratórios de Construção naval, informo que o espaço onde se concentram todos eles, o "Galpão", está interditado pela SEST - Setor de Segurança do Trabalho - e no momento passa por reformas para que se enquadre dentro das Normas citadas pela SEST.
Dentro deste espaço temos laboratório de soldagem, de processo de fabricação, de ensaio de tração, de construção de embarcações, de eletricidade. Porém todos estão no aguardo de liberação por parte do setor de infraestrutura que está trabalhando na reforma do espaço.

Aquicultura
O Curso Técnico em Aquicultura possui um Laboratório de Biotecnologia Aquícola que necessita de adequações e/ou reforma. Informo também que está previsto a construção de um biotério aquático para a manutenção de peixes e camarões ornamentais (Previsão: julho/2019).

#5

Atualizado por maria.sousamais de 1 ano

  • % Terminado alterado de 80 para 100
  • Situação alterado de Novo para Encerrado

Exportar para Atom PDF