Projeto

Geral

Perfil

Atividade #49651

Acompanhamento individual aos (às) estudantes

Adicionado por rozana.lemos quase 2 anos atrás. Atualizado quase 2 anos atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Normal
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
19/02/2018
Data prevista:
21/12/2018
% Terminado:

90%

Campus:
UMIRIM
Responsável pela atividade:
CAE / Serviço Social
Fator:
F3. Fatores Externos à Instituição
Med Inter:
MI263

Descrição

O serviço social compõe um dos serviços de orientação, acompanhamento e atendimento direto aos estudantes e seus familiares, disponível no âmbito da assistência estudantil. O foco de atuação, por uma questão de recorte das demandas, concentra-se no acompanhamento dos estudantes inseridos no Programa de Auxílios ou oriundos do Programa de Cotas do IFCE, entendendo que são grupos que apresentam vulnerabilidades sociais merecedoras de atenção específica, a fim de tornar acessível o direito à educação e de efetivar a permanência desses sujeitos. Desse modo, atua na Política de Assistência Estudantil primando pelo êxito acadêmico dos discentes em seus cursos. Apesar do recorte de acompanhamento, faz parte de seu cotidiano profissional o atendimento às mais variadas demandas, na maioria das vezes por encaminhamento de outros setores e/ou profissionais e, também, pela demanda espontânea dos estudantes e familiares.
Objetivos:
Garantir o acesso à informação e à orientação sobre Ações, Programas e Políticas direcionadas a segmentos específicos e, contribuir para o reconhecimento de direitos sociais, em especial dos indivíduos em situações de maior vulnerabilidade.
Promover amplo acesso dos estudantes ao Programa de Auxílios do IFCE.
Esclarecer dúvidas ou solucionar questões referentes ao Programa de Auxílios.
Fortalecer as ações de intervenção da equipe interdisciplinar do campus, no atendimento de demandas que necessitam da análise e do parecer técnico- profissional do serviço social.
Identificar as demandas que requerem encaminhamento para os serviços municipais de proteção social básica e de proteção social especial.
Público-alvo: Discentes do campus Umirim e familiares.
Nº de participantes: 162 (atendimentos realizados em 2018 aos discentes)
12 (atendimentos realizados em 2018 à famílias)

Histórico

#1

Atualizado por hobson.cruzquase 2 anos

  • Fator alterado de F2. Fatores Internos à Instituição para F3. Fatores Externos à Instituição

Alterado o valor do campo Fator para "F3. Fatores Externos à Instituição" visto que as medidas de intervenção de MI255 a MI269 pertencem a este fator.

Referências:

  • Fator F1 - MI1 a MI52
  • Fator F2 - MI53 a M254
  • Fator F3 - MI255 a MI269

Exportar para Atom PDF