Projeto

Geral

Perfil

Atividade #50578

(Re)construindo territórios de aprendizagem na formação docente - PIBID (Baturité)

Adicionado por alisandra.cavalcante quase 2 anos atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Alta
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
10/09/2018
Data prevista:
% Terminado:

10%

Campus:
BATURITÉ
Responsável pela atividade:
Alisandra Cavalcante
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI1

Descrição

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID IFCE
Bolsistas assitidos no Campus de Baturité: 30 bolsistas

O objetivo geral do subprojeto de Letras do IFCE Baturité é incentivar a formação dos discentes, contribuindo com a valorização das ações relacionadas ao magistério e elevando a qualificação da sua formação como futuro professor de Português e Inglês.

Objetivos Específicos:
- Incentivar os bolsistas a conhecer e interagir com o dia a dia das escolas, favorecendo a criação de estratégicas metodológicas docentes criativas e inovadoras.
- Desenvolver projetos de forma interdisciplinar centradas em teorias sócio construtivistas que busquem os avanços dos processos de ensino-aprendizagem em português e inglês, usando aspectos inovadores e que envolvam a tecnologia e os temas transversais.
- Realizar um trabalho de incentivo ao protagonismo docente entre os professores supervisores da escola, mostrando a necessidade desses agentes na transformação participativa na formação dos bolsistas, voluntários e alunos da própria escola.

Ações norteadoras - PIBID Baturité:

1. Título da ação: Seminário Introdutório ao PIBID (10.09.2018)
Detalhamento: Atividade será conduzida pela CA, o evento será realizado no IFCE e estarão presentes o grupo gestor do IFCE Baturité, bem como, supervisores, diretores das escolas e ID do IFCE. Esse evento será composto por dois momentos: a) Apresentação das normas do PBID, objetivos, legislação e regulamento institucional. b) O segundo momento será uma interação entre as equipes que irão desenvolver o programa nas duas escolas.

2. Título da ação: Mapeamento da Escola – Avaliação Diagnóstica (10.09.2018)
Detalhamento: Supervisores da escola juntamente com ID irão produzir uma ferramenta investigativa para descobrir quais são as principais dificuldades da comunidade escolar no ensino de Português.

3. Título da ação: Projeto Geral PIBID – Escola (10.10.2018)
Detalhamento: Os ID orientados pelos supervisores irão através da interpretação do mapeamento construir um projeto geral norteador das ações que serão realizadas na escola pela equipe PIBID.

4. Título da ação: Planejamento de ações integradas ao calendário letivo da escola. (10.12.2018)
Detalhamento: Organização de ações que devem ser contempladas e ajustadas nos dias letivos indicados no calendário da escola.

5. Título da ação: Acompanhamento das atividades em sala de aula (10.12.2018)
Detalhamento: Os Bolsistas ID devem observar as aulas, as turmas e a organização do corpo discente, bem como as metodologias, didáticas e relações estabelecidas dentro da escola.

6. Título da ação: Grupo de Estudo do PIBID ((10.01.2019)
Detalhamento: O grupo de estudo tem como objetivo a formação docente e o estudo das bases teóricas construtivistas, voltadas para uma abordagem metodológica interativa, criativa e inovadora.

7. Título da ação: Planejamento das ações mensais realizadas em sala de aula (10.01.2019)
Detalhamento: Os supervisores irão indicar os conteúdo e demandas mensais, que devem ser realizados de forma criativa, interativa e inovadora pelos bolsistas.

8. Título da ação: Implementação do Laboratório de ideias e escrita criativas (01.02.2019)
Detalhamento: Bolsistas ID e supervisores irão planejar a implementação de oficinas de ideias e escrita criativas, partindo de experiências práticas que despertem a curiosidade e estimulem os alunos o gosto pela leitura e escrita.

9. Título da ação: Tecnologia e Ensino de Língua Portuguesa (01.03.2019)
Detalhamento: Serão planejadas no laboratório de informática, atividades que envolvam o ensino da língua portuguesa e as tecnologias. As atividades devem ser desenvolvidas nos computadores, bem como nos dispositivos moveis disponíveis e outros aparatos tecnológicos disponíveis na Escola.

10. Título da ação: Brincadeiras, jogos e o Ensino de Língua Portuguesa (01.01.2019)
Detalhamento: Devem ser planejadas de forma colaborativa com a equipe de educação física, jogos e brincadeiras que envolvam atividades de Língua Portuguesa realizadas fora de sala de aula. As ações devem ser um resgate de brincadeiras antigas em paralelo com as brincadeiras e jogos atuais.

11. Título da ação: PIPOCA PIBID (2019)
Detalhamento: Em datas agendadas, supervisores e bolsistas ID irão realizar sessões de cinema e rodas de conversas motivacionais realizadas no auditório do IFCE Baturité. Essa ação visa a interação entre os alunos das três escolas atendidas pelo PIBID IFCE Baturité.

Dentre outras ações planejadas pelos próprios bolsistas


Arquivos

Convite_Pibid.png (58,1 KB) Convite_Pibid.png alisandra.cavalcante, 15/01/2019 12:10 h

Exportar para Atom PDF