Projeto

Geral

Perfil

Atividade #53925

III Faróis de Alexandria: Desafios Informacionais em Tempos de Pós-Verdade

Adicionado por robson.silva aproximadamente 1 ano atrás. Atualizado 10 meses atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Alta
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
14/08/2019
Data prevista:
14/08/2019
% Terminado:

100%

Campus:
CEDRO
Responsável pela atividade:
Biblioteca José Luciano Pimentel
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI17

Descrição

Desde 2017, a Biblioteca José Luciano Pimentel vem realizado o evento Faróis de Alexandria.

O evento é baseado no documento "Declaração de Alexandria" e tem dentre os seus objetivos refletir sobre o acesso, a avaliação e o uso da informação nas áreas da Educação, Saúde, Negócios e Cidadania.

Este ano, sob o tema "Desafios Informacionais em Tempos de Pós-Verdade", a proposta foi discutir a Competência em Informação (acesso, avaliação e uso da informação) em um contexto em que a validade das informações está mais relacionada às crenças individuais, do que aos fatos objetivos.

Para efetivar o evento, utilizou-se como metodologia a Roda de Conversa.

A primeira roda de conversa foi mediada pela aluna e bolsista de pesquisa da biblioteca Andreia Silva de Oliveira, que apresentou o trabalho "Competência em Informação na Educação Profissional: apresentação dos resultados de pesquisa PIBIC Jr 2018-2019".

Logo em seguida realizou-se a roda de conversa "Consciência Cidadã e Participação Política: desafios informacionais em tempos de Pós-verdade", mediada pelo estudante de Serviço Social e servidor da prefeitura municipal de Cedro, Marcones Silva.

Durante a tarde realizaram-se mais duas rodas de conversa "Como as fake news podem estar afetando sua saúde", com o professor Luiz Neldecilio, e "Como a manipulação de dados ambientais podem estar afetando o desenvolvimento econômico do país?", pelo professor Regiopídio Lacerda.

O evento encerrou com a roda de conversa "Doutrinação, Alienação, Libertação e outros discursos sobre a escola na contemporaneidade", com o professor Paulo Victor.

Com a participação de entre dez a cinquenta pessoas em cada roda de conversa, as atividades trouxeram assim a oportunidade de se discutir a informação em um contexto cada vez mais diferenciados.


Arquivos

Histórico

#1

Atualizado por robson.silva10 meses

  • Início alterado de 15/05/2019 para 14/08/2019

Exportar para Atom PDF