Projeto

Geral

Perfil

Atividade #61019

UM ESTUDO QUALITATIVO-QUANTITATIVO SOBRE A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Adicionado por nonato.silva 9 meses atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Normal
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
01/08/2019
Data prevista:
01/08/2020
% Terminado:

50%

Campus:
FORTALEZA
Responsável pela atividade:
Valberto Rômulo Feitosa Pereira
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI94

Descrição

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o fenômeno da evasão em uma Instituição de Ensino Superior (IES), mais especificamente uma Instituição Federal do Estado do Ceará, delimitado ao curso de Licenciatura em matemática oferecido pela referida instituição. O projeto propõe definir o perfil do aluno evadido, compreender as causas da evasão e estabelecer estratégias a serem aplicadas, visando a redução dos índices de evasão verificados pela pesquisa. A pesquisa se qualifica como de caráter qualitativo e quantitativo, com uso de métodos mistos de pesquisa, e segue uma filosofia pragmática, com foco na resolução de problemas. Far-se-á uso de métodos estatísticos através da elaboração de questionários, coleta de dados, criação de banco de dados, análise estatística e uso de softwares estatísticos. O fenômeno da evasão em cursos de licenciatura em matemática é objeto de preocupação entre docentes e administradores públicos, uma vez que acarreta consequências negativas para a instituição de ensino e para a comunidade em geral, daí a importância da implementação de pesquisas e discussões acerca do assunto.


Arquivos

UM ESTUDO QUALITATIVO (1).doc (39 KB) UM ESTUDO QUALITATIVO (1).doc nonato.silva, 22/01/2020 08:34 h

Exportar para Atom PDF